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28 de set. de 2010

Elementos de Maquinas 02: Mola

As molas são elementos de maquinas que tem a função de armazenar energia e absorver ou amortecer choques e vibrações. As molas tambem tem a capacidade de sofrer grandes deformações e voltar ao seu estado inicial.
Classificação:
  • Quanto à forma geométrica, as molas podem ser helicoidais (forma de hélice) ou planas.
  • Quanto ao esforço que suportam, as molas podem ser de tração, de compressão ou de torção.

As molas planas são feitas de material plano ou em fita. Podem ser simples, prato, feixe de molas e espiral.
O feixe de molas é feito de diversas peças planas de comprimento variável, moldadas de maneira que fiquem retas sob a ação de uma força.

A mola helicoidal é a mais usada em mecânica. Ela é feita de barra de aço enrolada em forma de hélice cilíndrica ou cônica. A barra de aço pode ter seção retangular, circular, quadrada, etc. As molas helicoidais podem funcionar por compressão, por tração ou por torção. 


A mola espiral tem a forma de espiral ou caracol. Em geral ela é feita de barra ou de lâmina com seção retangular. A mola espiral é enrolada de tal forma que todas as espiras ficam concêntricas e coplanares. Esse tipo de mola é muito usado em relógios e brinquedos.

15 de set. de 2010

Elementos de Máquinas 01: Mancal

Um mancal é um componente fixo e fechado, em geral de ferro ou de bronze, que tem a função de apoiar um eixo girante, deslizante ou oscilante.


Mancal é uma parte da estrutura mecânica destinada a apoiar ou segurar um eixo, que pode ser móvel ou fixo. Os mancais que seguram eixos móveis são dotados de partes móveis que ajudam a realizar sua tarefa, diminuindo o atrito entre o mancal e eixo girante:
  • Rolamento de esfera ou rolo (Mancal de Rolamento).
  • Camada de fluido que cria uma pequena camada entre o mancal e o eixo (Mancal Hidrodinâmico)
  • Campo magnético que permite que o eixo e o mancal não entre em contato (Mancal Magnético): A partir de dois elementos, um grudado no eixo e ou outro grudado no mancal, é criado um campo magnético de mesma polaridade, fazendo com que o eixo e o mancal sejam repelidos, permitindo desta forma que o eixo sempre fique afastado do mancal.
  • Munhão entre o eixo e o mancal vai ter um material menos resistênte que os dois elementos de modo que quando o eixo girar o munhão se desgaste e não o eixo ou o mancal (Mancal de Munhão): Usado muito no virabrequim de motores de combustão, onde os munhões são bronzinas ou casquilhas.
OBS: Uma guia é o apoio para um movimento de translação.

Referências do Pneu

P 235/75 R15

Tipo de pneu - O P é uma indicação que se trata de um pneu de veículo de passageiro, LT é usado para camionete.

Largura do pneu - A indicação 235 é a largura do pneu em milímetros (mm), medida de um flanco ao outro. Como essa medida é influenciada pela largura do aro, a medição se refere a um pneu montado no tamanho de aro certo.

Razão altura/largura ou perfil - Este é o número que informa qual a altura do pneu, desde o talão até ao topo da banda de rodagem. É descrito como porcentagem da largura do pneu. No exemplo, a altura/largura é 75, portanto a altura do pneu é 75% de sua largura, ou 176,25 mm (0,75 x 235 = 176,25 mm). Quanto menor for o perfil, mais largo será o pneu em relação à sua altura.

Fabricação dos pneus - A letra R indica que o pneu foi montado com construção radial. É o tipo mais comum de pneus. Os pneus mais antigos têm construção diagonal (D) ou diagonal-cintada (B) (de belted, em inglês). A quantidade de lonas que compõe o flanco do pneu e a banda de rodagem é indicada por uma outra nota.

Diâmetro do aro - Este número especifica, em polegadas, o diâmetro adequado para o pneu, um pneu de 15 polegadas deve ser usado em uma roda ou jante de 15 polegadas.

Cálculo do diâmetro do pneu:
 
Agora que sabemos o que significam os números, estamos em condições de calcular o diâmetro total do pneu. Por exemplo, pneu 235/75 R15. Multiplicamos a largura do pneu pelo perfil (em formato decimal) para obter sua altura:
Altura do pneu = 235 x 0,75 = 176,25 mm

Depois adicionamos duas vezes a altura ao diâmetro do aro (em milímetros): 2 x 176,3 mm + 381 mm = 733,6 mm

Este é o diâmetro sem suportar carga e que diminuirá no momento em que o pneu for carregado.

10 de set. de 2010

Ferrari 458 Italia

  Divulgação


A Ferrari 458 Italia foi lançada para substitui a F430, um dos esportivos de maior sucesso da história da montadora. A fabricante italiana define o projeto como uma “síntese de estilo, estímulo criativo, paixão e tecnologia de ponta”.
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A 458 Italia é mais uma parceria da scuderia com o estúdio Pininfarina. Suas linhas mantêm a clássica escola que tornou as Ferraris objetos de desejo pelo mundo, com linhas dinâmicas e frente alongada. A aerodinâmica do modelo foi desenhada para compactar o carro, diminuindo resistência ao vento e melhorando a pressão aerodinâmica. A nova grade frontal mais larga também trabalha com este intuito, além de contar com uma tecnologia de deformação, que entra em funcionamento quando superesportivo atinge altas velocidades para reduzir as entradas de ar do radiador.
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Todo esse belo desenho é moldado sobre um chassis de alumínio com distribuição de peso de 42/58, com um peso total de 1.380 kg.
Sob o capô, um motor V8 de injeção direta a gasolina de 577 cv de potência e 55,06 kgfm de torque a 6.000 rpm - acoplado a uma transmissão de dupla embreagem de sete velocidades. Assim, a 458 Italia mantém a tradição de desempenho da Ferrari: atinge 100 km/h em 3,4 segundos, seguindo sem parar até 325 km/h.
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A novidade também traz um sistema avançado de direção e um sistema de freios atualizado, capaz de frear o carro de 100 km/h até total imobilidade em 32,5 metros. O carro traz melhorias em emissões, retiradas direto das pistas de Fórmula 1, colocando as taxas de gás carbonico em 320 g/km. O consumo, segundo a italiana, é de 7,29 km/l.

Tipos de Gasolina


Gasolina Comum: É a mais barata. Recebe a adição de álcool anidro e não possui nenhum composto aditivado. Indicada para a maioria dos carros comercializados no Brasil.

Gasolina Aditivada: A mesma gasolina comum acrescida de elementos dispersantes. Os aditivos têm a função de manter limpo o sistema de alimentação como bicos injetores, bomba de combustível, tubulações, e etc. Garante vida útil maior às peças e pode ser usada em qualquer veículo. Possui uma coloração diferenciada para se distinguir da comum. O ideal é seu uso continuo e não uma vez perdida.

Gasolina Premium: tem poder calorífico maior e é indicada para motores de alto desempenho, pois sua octanagem é superior à da gasolina comum e aditivada. Deve ser usada em carros com alta taxa de compressão e proporciona entre os benefícios, maior desempenho e economia de combustível.

O que é OCTANAGEM ?

Octanagem é um índice de resistência à detonação do combustível. A potência e o rendimento do motor estão relacionados com a octanagem e este índice deve ser compatível com o projeto do motor. Por isso motores com maiores taxas de compressão utilizam gasolina com octanagem maior.

5 de set. de 2010

Ar-condicionado sem manutenção causa problemas respiratórios

Fechar os vidros do carro e ligar o ar-condicionado já virou mania entre os motoristas, ninguém duvida que o equipamento ajuda a afastar o calor, mas mantê-lo funcionando todo o tempo e dirigir com as janelas fechadas não significa garantia de ar puro. Mesmo tossindo ou espirrando enquanto dirige, poucos motoristas percebem que o vilão pode ser o ar-condicionado, a falta de manutenção periódica do aparelho representa um risco à saúde dos ocupantes do veiculo, partículas invisíveis de acaros e fungos se multiplicam na tubulação e passam a circular pelo veiculo e se misturar com a poeira dos bancos e tapetes podendo entrar no pulmão e causar infecções respiratórias.

Existem dois tipos de manutenção para o ar-condicionado: A manutenção higiénica, que consiste na troca do filtro do equipamento e a limpeza da tubulação, dos bancos e dos tapetes do veiculo, e recomendada ser feita de seis em seis meses e o serviço custa entre R$ 90 e R$ 180 e dura menos de uma hora; A manutenção mecânica, consiste na troca do gás, do óleo e do filtro do secador, é fundamental que o motorista verifique e o nível de óleo do compressor do aparelho (responsável pela lubrificação do sistema) todos os anos, o serviço custa entre R$ 180 e R$ 280, e dura, em média, quatro horas.