RECIFE - PERNAMBUCO - BRASIL

27 de abr. de 2011

Novidades da Fórmula 1 em 2011


A Formula 1 tem novidades em 2011 para deixar ainda melhor a mais importante e disputada categoria do automobilismo mundial.


Os pilotos podem mudar o ângulo da asa traseira para facilitar uma ultrapassagem aumentando a velocidade na reta, mais o carro perde aderência. A asa móvel pode ser usada nos treinos, mais é limitada na corrida. Os pilotos podem usar quando estiverem a menos de 1 segundo do carro da frente e em retas, pois fazer uma curva sem aderência é perigoso.


Asa levantada = Maior velocidade e menor aderência na pista.


Asa abaixada = Maior aderência e menor velocidade na pista.

Os pilotos podem usar o KERS (Kinetic Energy Recovery System), Sistema de Recuperação de Energia Cinética. O sistema armazena a energia gerada pelas freadas e reutiliza como uma potencia extra no motor. O KERS é composto por um gerador ligado a uma bateria.

Calor Gerado Pelo Freio >>> Transformação >>> Potência Para o Motor.


Proibição dos dutos aerodinâmicos que utilizam o movimento dos pilotos no Cockpit do Carro.

Proibição dos difusores duplos na traseira do carro.

As equipes devem colocar um segundo cabo de aço nas rodas, para prender elas ao carro evitando acidentes. Os cabos ficam localizados na suspenção.

A Pirelli volta a ser fornecedora de pneus da formula 1.

O Câmbio deve durar 5 fins de semana (Treinos e Corrida), devem ser mais resistentes.


A parte ruim destas novas regras é o numero excessivo de botões no volante, o que pode atrapalhar o piloto e gerar acidentes.


17 de abr. de 2011

Lançamentos da Yamaha

A Yamaha que este ano vai investir R$ 200 milhões, em sua fábrica na Zona Franca de Manaus, para diminuir o monopolio da Honda no Brasil. Esta com Super lançamentos em 2011.

Yamaha XTZ 250 Ténéré 2011 (Existe uma materia sobre a Ténéré 250 no Blog OBV).

Yamaha FZ 16: A YBR 125 Factor vai ser substituida pela Yamara FZ 16 que foi lançada na India. A nova moto da Yamara tem um motor de 153 cm³, duas válvulas, refrigerado a ar e com injeção eletrônica. A maquina é inspirada na FZ8, mais tem personalidade própria gerando 14 cv a 7500rpm, a moto possui um design esportivo e um alto desempenho. A moto possui uma ciclística moderna, com rodas aro 17em liga, pneus esportivos, freio a disco na dianteira e tambor na traseira e suspensão traseira  monocross (monoamortecida).

Yamaha XTZ 1200Z Super Ténéré: A Yamaha lançou oficialmente no Brasil a XTZ 1200Z Super Ténéré. Uma das novidades mais aguardadas do ano, esta nova motocicleta revive a lenda da antiga XTZ 750 Super Ténéré. As principais novidades são os freio ABS combinados, controle de tração e duas opções de curva de potência (Touring e Sport). O motor de 1.199 cm³ é capaz de gerar 110 de cv de potência máxima. O propulsor possui baixos índices de vibração e conta com um virabrequim com defasagem de 270 graus entre as duas bielas. Para obter uma autonomia digna de grandes aventuras, a Yamaha equipou a Super Ténéré com um tanque de 23 litros. A tecnologia das suas aventuras está reunida na Super Ténéré, não tem espaço para a rival BMW R 1200 GS.


13 de abr. de 2011

Pintura Fosca: Película de Vinil no Carro

A pintura do carro se divide entre cores sólidas, metálicas e perolizadas. Atualmente um novo tipo de cor começa a chamar atenção nas ruas brasileiras: O Fosco. Quem anda por cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Recife deve ter cruzado com alguma dessas máquinas cobertas com o novo acabamento, geralmente o preto fosco.


Esta nova cor consiste na aplicação de uma fina película adesiva de vinil. Produto em alta na Europa, Estados Unidos e presente no jogo Need For Speed, começa a fazer sucesso no Brasil. A transformação é bem menos complicada do que uma nova pintura, é um processo chamado de envelopamento com a película de vinil.

A pintura fosca pode ser preto, vermelho, branco, verde, amarelo, azul entre outras cores, são pelo menos 50 tonalidades. Tem película para todos os gostos, inclusive imitação de fibra de carbono.

A película fosco é ideal para deixar o carro mais esportivo ou exclusivo, gastando em media 1500 reais, você ganha uma maquina nova.


O processo de envelopamento começa com a lavagem, para tirar qualquer residuos e facilita a aderência do adesivo. O adesivo é cortado no formato das partes do carro e aplicado com um secador térmico e uma espátula para realizar a moldagem, por fim são retiradas as rebarbas com um estilete.                            

8 de abr. de 2011

Lançamentos da Honda

A Honda XL 700V Transalp surgiu no mercado europeu como resposta à crescente popularidade do rali mais disputado do mundo – o Paris-Dakar. O modelo chega para liderar a categoria Big Trail no Brasil. A moto da Honda aposta na elegância, conforto, fácil pilotagem e na força do Motor SOHC V2 com oito valvulas, 680 cilindradas, injeção eletrônica PGM-FI. Este conjunto proporciona 60 cv a 7750 rpm e 6,12 kgf.m a 6000 rpm e uma grande capacidade de aceleração e frenagem com o sistema de ABS. Tecnológia de ponta nas suas aventuras.
A Honda CBR 250R tem um motor de 249 cilindradas e refrigeração líquida, favorecendo o consumo eficiente de combustível, com um tanque de 13 litros a moto da Honda tem uma autonomia de 350 km. Este avançado motor monocilíndrico também reduz os custos de manutenção, outro fator essencial para evitar preocupações ao proprietário. A CBR tem sistema de injeção de combustível PGM-FI, oferecendo alta potência, carenagem, pneus e conforto de moto esportiva, contando também com freios ABS na versão mais completa. O Brasil está esperando.
A Honda VFR 1200F chega ao Brasil por R$ 70.000. A moto tem design revolucionário e tecnologia de ponta, motor V4 de quatro tempos, com 1237 cc e arrefecimento a líquido, desenvolve potência máxima de 172,7 cv a 10.000 rpm e torque de 13,2 kgf.m a 8.250 rpm. O propulsor foi concebido para atingir altas velocidades, com entrega de potência progressiva e confortável. O motor dispõe de torque já em baixas rotações, com 90% disponível a partir de 4000 rpm. A transmissão automática de dupla embreagem (DCT – Dual Clutch Transmission), inédita em âmbito mundial para motocicletas é o grande diferencial, o piloto escolhe o câmbio manual, automatico econômico e automotico esportivo. A VFR1200F está equipada com a mais recente tecnologia de freios para utilização esportiva, um ABS de ultima geração que completa um design moderno e tecnológico.
A Honda CBR 600F e GL 1800 Gold Wing 2012 estão entre as novidades da Honda apresentadas em 2011.


7 de abr. de 2011

Manutenção Industrial


Manutenção é o conjunto de técnicas indispensáveis na produção, para manter a conservação e o funcionamento de maquinas, equipamentos e ferramentas. 

Propósitos da Manutenção: Conservação, Adequação, Restauração, Substituição e Prevenção.

Objetivos: 

Garantir a funcionalidade de maquinas e equipamentos durante todo processo produtivo, com qualidade no produto final.

Prevenir prováveis falhas e inconvenientes de elementos de máquinas na linha produtiva.


1ª Geração da Manutenção: Antes da 2ª Guerra.  
  • Manutenção corretiva;
  • Paradas emergenciais para consertos;
  • Indústria pouco mecanizada;
  • Custo operacional elevado (Operador e Mantenedor);
  • Produção não era destacável. 
 2ª Geração da Manutenção: Depois da 2ª Guerra.
  • Manutenção Preventiva;
  • Intervenções programadas;
  • Tecnologia no Processo de Industrialização;
  • Foco na satisfação do cliente;
  • Busca da Produtividade.
3ª Geração da Manutenção: A partir dos anos 70.
  • Manutenção Preditiva;
  • Grande Modernização (Eletrônica, Robótica);
  • Diagnostico de todas as partes da maquina, Prevenção mais eficiente;
  • Aumento na Produtividade.
Manutenção Preventiva: É um conjunto de ações ordenadas e planejadas aos equipamentos e maquinas de uma forma objetiva, para garantir o funcionamento com qualidade dos componentes com o menor índice de intervenções possíveis.

Exemplo: Limpeza e lubrificação programadas nas maquinas

Manutenção Preditiva: Baseada nas estratégias de verificação do comportamento de trabalho dos equipamentos e maquinas. São feitas medições e testes, para a elaboração de um diagnostico descritivo dos principais pontos dos elementos de maquina. Os valores das medições servem para a elaboração de um plano de manutenção mais eficiente. Os manuais das maquinas são importantes para a manutenção preditiva.


Exemplo: Óleo Lubrificante (Motor 1.0 8 V): Trocar com 20000 Km.

Manutenção Corretiva: Consiste no conserto de maquinas e equipamentos quebrados.


Corretiva de Ocasião: Quebra indesejável e inesperada durante a manutenção.

Corretiva Ocasional: Quebra esperada pela equipe, obedecendo a relação de Custo x Beneficio.