RECIFE - PERNAMBUCO - BRASIL

24 de mai. de 2011

12 Dicas para não Detonar o Motor do seu Carro

1 - Não permita que o motor trabalhe em rotações muito baixas em marchas altas. O torque fica abaixo do necessário e compromete o propulsor. Ex: 40km/h na 4ª marcha.

2 - Nunca ultrapasse o limite exibido no conta-giros. Passar da faixa vermelha de limite comprometerá a vida útil do motor, podendo empenar válvulas, quebrar as bielas ou danificar o bloco do motor. Não acelere o veículo desnecessariamente.

3 - Não ultrapasse o limite de passageiros ou de carga do seu veículo. Além de aumentar o consumo de combustível, isso causa um desgaste mais rápido na parte mecânica e na suspensão.

4 - Não deixe o motor aquecer com o veículo parado por muito tempo. A melhor maneira para atingir a temperatura ideal é colocar o veículo em movimento e dirigir suavemente.

5 - Não deixe que o nível de óleo ultrapasse o indicado no marcador. O excesso suja as velas e prejudica a queima de combustível.

6 - Não acelere o carro antes de desligar e nos veículo que possuam catalisador, não o faça pegar no "tranco". O excesso de combustível que não foi queimado se aloja no catalisador, aumentando o risco de superaquecimento do motor e prejudicando o catalizador.



7 - Os carros equipados com injeção eletrônica são mais sensíveis à água durante as lavagens. Evite lavar o motor com muita freqüência nos postos de abastecimento. A água sob pressão pode infiltrar nos terminais e sensores do sistema de injeção/ignição e bloquear o contato elétrico, impedindo o funcionamento.

8 - Nunca abra a tampa do reservatório de água com o motor quente. Isso acaba despressurizando todo o sistema, gerando bolhas de ar que podem prejudicar a circulação da água e, em uma situação extrema, levar ao superaquecimento do motor.

9 - Nunca completar a água do radiador usando água pura, pois compromete o sistema de arrefecimento e pode fundir o motor, sempre usar água destilada com aditivos.. Provocando gastos altos com retifica.

10 - Troque o óleo do motor de acordo com o manual do fabricante, usar o óleo recomendado e trocar o filtro. O óleo é fundamental para a vida do motor.

11 - Trocar bomba de combustivel, filtro de ar, correia dentada nos periodos indicados pelo fabricante.

12 - Cuidado com combustiveis adulterados, eles prejuticam muito o motor. Abasteça em postos confiaveis.

6 de mai. de 2011

Material de Construcão Civil: Cimento

O Cimento é um material cerâmico que endurece em contato com a água. A água produz uma reação exotérmica de cristalização no cimento, que ganha resistência mecânica. Este composto é o principal material usado na construção civil, como ligante. O cimento na forma de concreto torna-se uma pedra artificial, é o segundo material mais consumido pela humanidade, perdendo apenas para a água. É um indicador econômico.


O Cimento Portland é composto de clínquer e outras adições que diferenciam os diversos tipos de cimentos, conferindo diferentes propriedades mecânicas e químicas. As adições também são ou não utilizadas em função de suas distribuições geográficas.


Composição:

O clínquer é o principal componente dos Cimentos Portland é formado por Silicato tricálcico (CaO)3SiO2 e Silicato dicálcico (CaO)2SiO2. Estes compostos trazem acentuada característica de ligante hidráulico e estão diretamente relacionados com a resistência mecânica do material após a hidratação.

A produção do clínquer é o núcleo do processo de fabricação de cimento. A produção do clínquer é a etapa mais complexa e crítica em termos de qualidade e custo. As matéria-primas são encontradas em jazidas de diversas partes do planeta, sendo de 80% a 95% de calcário, 5% a 20% de argila e pequenas quantidades de minério de ferro. Elas são moídas, aquecidas e resfriadas no processo de produção que consome muito combustível.

O gesso (CaSO4 + 2H2O) é adicionado em quantidades geralmente inferiores a 3% da massa de clínquer, tem função de estender o tempo de endurecimento do cimento. Sem esta adição, o tempo de pega do cimento seria de poucos minutos, inviabilizando o uso, por isto o gesso é uma adição obrigatória.

A escória siderúrgica tem aparência semelhante à areia grossa, é um sub-produto de alto-fornos, equipamentos que produzem aço a partir de minério de ferro. A escória de silicatos tem características de ligante hidráulico, este material tem menor custo em relação ao clínquer e é utilizado também para elevar a durabilidade do cimento, principalmente em ambientes com presença de sulfatos.

A Argila pozolânica ativada reage espontaneamente com CaO em água, pois contem elevado índice de sílica SiO2, esta característica levou ao uso de pozolanas como ligante hidráulico complementar ao clínquer, com a característica de tornar os concretos mais impermeáveis o que é útil na construção de barragens e pontes.

O calcário é composto basicamente de carbonato de cálcio (CaCO3), encontrado abundantemente na natureza, é empregado como elemento de preenchimento, capaz de penetrar entre as partículas e agir como lubrificante, tornando o produto mais plástico.

A escória e a argila possuem um limite máximo de substituição pelo clínquer, pois a resistência mecânica começa a diminuir, com quantidades elevadas destes compostos de adição.
Dosagem Correta de Cimento:

As fábricas de cimento tipicamente se instalam ao lado de jazidas de calcário e argila de modo a minimizar os custos de transporte.