RECIFE - PERNAMBUCO - BRASIL

11 de jan. de 2011

Injeção 02: Injeção Eletrônica

Injeção eletrônica: Fabrica a mistura de uma forma automática e precisa, ou seja, o mais próximo da mistura estequiométrica. A injeção eletrônica também é um gerenciador eletrônico de um motor de automóvel, responsável por vários outros sistemas do veiculo. O sistema é conposto por sensores, atuadores e a central eletrônica.
Os sensores transformam parâmetros (rotação, temperatura, posição, pressão) em sinais elétricos, que são enviados para a central eletrônica. A central examina os dados recebidos e os envia para os atuadores (bomba de combustível, bico injetor, bobina, atuador de marcha lenta) realizarem as operações. 

A central eletrônica é um computador que controla vários sistemas do carro, como a injeção e a ignição, usando um software que contem as informações do veículo e os seus parâmetros de fábrica, ela também realiza cálculos para o gerenciamento o motor. 
Ex: A ECU calcula a massa de ar que entra no motor e identifica a posição do cilindro, injetando a quantidade certa de combustível em cada cilindro e liberando a centelha no momento certo.
 
Sensores: Sensor de rotação ou RPM, sensor de PMS, sensor de temperatura, sensor de pressão, sonda lambda, todos os sensores utilizam um sistema eletromagnético para transformar uma informação em um sinal elétrico que é enviado para a central.

Atuadores: Atuador de marcha lenta, Bomba de combustível, Bico injetor, Bobina, são os atuadores responsáveis pelas ações designadas pela Central.

A injeção eletrônica melhora a performance do motor, diminui a poluição, economiza combustível e produz uma mistura próxima da estequiometria. Também gerencia eletronicamente vários sistemas do carro como: O arrefecimento e a lubrificação.

3 comentários:

  1. Otima informaçao sobre veiculo a injeçao eletronica, obrigado!

    ResponderExcluir
  2. QUERO DEIXAR MINHA ECOESPORT MAIS ECONOMICA, O QUE DEVO TROCAR, BICOS? TODO O SISTEMA DE INJEÇÃO, MAS DE QUE CARRO, FIESTA 1.0? DARIA CERTO?

    ResponderExcluir