Came é um elemento de máquina que possui uma superfície em formato especial. O came mais comum possui uma superfície excêntrica, esta excentricidade produz movimento num segundo elemento, denominado seguidor. O came gira e faz com que o seguidor realize um movimento alternativo.
Came de disco: É uma came rotativa e excêntrica. O disco, devidamente perfilado, gira com velocidade constante e fixado a um eixo. O eixo comanda o movimento alternativo axial periódico de uma haste denominada seguidor. A extremidade da haste da came de disco pode ser: de ponta, de rolo e de prato.
Came de tambor: As cames de tambor tem um formato de cilíndrico ou cônico onde é feita uma ranhura ou canaleta. Durante a rotação do cilindro em movimento uniforme, ocorre deslocamento do seguidor sobre a ranhura. O seguidor é perpendicular à linha de centro do tambor e é fixado a uma haste guia.
Came frontal: Tem a forma de um cilindro seccionado, onde as geratrizes têm comprimentos variados. Durante a rotação do cilindro em movimento uniforme, ocorre o movimento alternativo axial periódico do seguidor, paralelo à geratriz do tambor.
Came de palminha: Palminhas são cames que transformam o movimento circular contínuo em movimento intermitente de queda. Existem palminhas de martelo e de pilão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário