RECIFE - PERNAMBUCO - BRASIL

21 de dez. de 2010

LED ( Diodo Emissor de Luz)


O Diodo Emissor de Luz ou LED (Light Emitting Diode) emite luz quando energizado por corrente elétrica. O LED é um diodo semicondutor (junção P-N), quando energizado emite luz visível. A luz não é monocromática (como em um laser), mas consiste de uma banda espectral relativamente estreita e é produzida pelas interações energéticas do elétron. O processo de emissão de luz pela aplicação de uma fonte elétrica de energia é chamado eletroluminescência.

  
Os diodos e transistores comum utilizam o silício e o germânio, elementos que liberam grande quantidade de energia em forma de calor, a luz emitida e insignificante. Estes componentes precisão de dissipadores de calor.

O LED utiliza o arsenieto de gálio (GaAs) ou o fosfeto de gálio (GaP), onde o número de fótons de luz emitido é suficiente para constituir fontes de luz bastante eficientes, frias e econômicas. Os LEDs funcionam com nível de tensão de 1,6 a 3,3V e potência de 10 a 150 mW, com um tempo de vida útil superior a 100.000 horas.


A cor do LED dependente do cristal e da impureza de dopagem com que o componente é fabricado. O LED que utiliza o arsenieto de gálio emite radiações infra-vermelha, dopado com fósforo, a emissão pode ser vermelha ou amarela, dependendo da concentração. O que utiliza o fosfeto de gálio, dopado com nitrogênio, emite luz verde ou amarela. Os LEDs podem emitir luz azul, violeta e branca, onde é utilizado fósforo, como nas lâmpadas fluorescentes, a luz azul e adsorvida e a luz branca e emitida.



Os LEDs são utilizados em equipamentos eletrônicos, sinais e placas luminosas, veiculos, lanternas e esta em constante crescimento.  

Um comentário: