A lubrificação é uma operação que consiste em introduzir uma substância apropriada entre superfícies sólidas que estejam em contato e executando movimentos relativos. Essa substância apropriada normalmente é um óleo ou uma graxa que impede o contato direto entre as superfícies sólidas.
Quando recobertos por um lubrificante, os pontos de atrito das superfícies sólidas fazem com que o atrito sólido seja substituído pelo atrito fluido, ou seja, em atrito entre uma superfície sólida e um fluido. Nessas condições, o desgaste entre as superfícies será bastante reduzido.
Além dessa redução do atrito, outros objetivos são alcançados com a lubrificação, se a substância lubrificante for selecionada corretamente:
Os óleos lubrificantes são líquidos, que podem ser classificados em quatro categorias: óleos minerais, óleos vegetais, óleos animais e óleos sintéticos. Os mais utilizados na lubrificação de conjuntos mecânicos são os óleos minerais, pois os sintéticos são muito caros e os vegetais e animais tem baixa resistência a oxidação. Uma característica importante dos óleos e a Viscosidade: Resistência ao escoamento que é inversamente proporcional à temperatura do óleo e do conjunto mecânico.
- Menor dissipação de energia na forma de calor;
- Redução da temperatura, pois o lubrificante também refrigera;
- Redução da corrosão;
- Redução de vibrações e ruídos;
- Redução do desgaste.
Os óleos lubrificantes são líquidos, que podem ser classificados em quatro categorias: óleos minerais, óleos vegetais, óleos animais e óleos sintéticos. Os mais utilizados na lubrificação de conjuntos mecânicos são os óleos minerais, pois os sintéticos são muito caros e os vegetais e animais tem baixa resistência a oxidação. Uma característica importante dos óleos e a Viscosidade: Resistência ao escoamento que é inversamente proporcional à temperatura do óleo e do conjunto mecânico.
As graxas são compostos lubrificantes semi-sólidos constituídos por uma mistura de óleo, aditivos e agentes engrossadores chamados sabões metálicos, à base de alumínio, cálcio, sódio, lítio e bário. Elas são utilizadas onde o uso de óleos não é recomendado, como nos rolamentos do cubo de roda.
Aditivos são substâncias que entram na formulação de óleos e graxas para conferir-lhes certas propriedades. A presença de aditivos em lubrificantes tem os seguintes objetivos:
- Melhorar as características de proteção contra o desgaste.
- Aumentar a resistência à oxidação e corrosão.
- Aumentar a atividade dispersante e detergente dos lubrificantes;
- Aumentar a adesividade e o índice de viscosidade.
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