Steven Paul Jobs (Califórnia 1955 - Califórnia 2011): Foi um gênio da tecnologia, inventor e empresário americano no setor da informática. Steve Jobs foi um dos homens mais poderoso do mundo, com sua inteligência e personalidade a frente de empresas como a Pixar e Apple. Ele foi fundador, presidente e diretor executivo da Apple Computer, foi diretor executivo da empresa de animação por computação gráfica Pixar e acionista individual máximo da The Walt Disney Company.
Steve Jobs protagonizou uma das histórias mais fascinantes de nosso tempo, uma aventura digna de filme, com drama familiar, construção de um império, traição empresarial, superação e romance no roteiro:
Colocado para adoção após o nascimento, o menino nascido em São Francisco (Califórnia), foi acolhido por uma família simples com a condição de que pudesse cursar a universidade. Steve Jobs entrou na universidade, mais abandonou os estudos, trocando a graduação promissora por um incerto curso de caligrafia e uma viagem mística pela Índia.
Voltou ao Estados Unidos e em parceria com o amigo Steve Wozniak, inventou na garagem dos pais o Apple I, o primeiro computador pessoal do mundo. A dupla fundou a Apple que em três anos acumulava 100 milhões de dólares.
- 1976 - Apple I e o Apple II, computadores simples e criativos que impulsionaram a Empresa.
- 1984 – Macintosh, o primeiro e único computador pessoal com recursos de desenho, tipografia e um interface gráfica baseada por navegação de ícones, pastas e janelas, tudo isso acionado por um mouse (Os computadores da época usavam apenas os comando do teclado).
Em 1985 aos 30 anos, Jobs foi expulso da companhia pelo homem que ele mesmo contratou, John Sculley. Fora da Apple, o gênio fundou outra empresa de computadores chamada NeXT Computer, companhia de desenvolvimento de plataformas para os mercados de educação superior e administração.
Comprou do cineasta George Lucas, uma produtora de animações chamada Pixar, por 10 milhões de dólares. Revolucionou nesta área, com a criação de filmes de animação feitos pelo computador, como o Toy Story. Depois de 11 anos de sucesso a empresa foi vendida por 7 bilhões de dólares à Walt Disney, tornando Steve Jobs o acionista individual máximo da The Walt Disney Company.
Steve Jobs voltou a Apple em 1996, quando a empresa que estava desenvolvendo um novo sistema operacional, comprou a NeXT Computer. A empresa estava com problemas financeiros a ponto de fechar, mais foi salva a tempo com a venda de 40% das ações a rival Microsoft, com uma idéia e um produto criativo de impacto o iMac em 1998 com o novo sistema operacional o Mac OS 9. Com o passar dos anos a Apple readquiriu as ações da Microsoft, que evitaram sua falência.
- 1998 – 2000: A Apple revolucionou com a criação dos sistemas operacionais MAC OS e Mac OS X duas poderosas plataformas.
Sob a orientação de Steve Jobs, a Apple aumentou suas vendas significativamente depois destas inovações implantadas por ele e sua equipe. O iMac foi o primeiro computador introduzido no mercado com várias características avançadas, principalmente pelo seu design inovador e pelo material utilizado, basicamente o plástico translúcido e colorido, o que decretou a morte da cor bege, padrão para PCs, pois a concorrência passou a usar este tipo de material nos produtos de informática em geral. Jobs desenvolveu a Apple trabalhando muito em idéias criativas deste nível e obtendo sucesso de vendas com elas.
Uma de suas inovações foi ramificar a Apple para além de seu mercado restrito da informática, passando a atuar na área de eletrônica, telecomunicações (iPhone) e músicas digitais (AAC e MP3).
- 2001: Lançou o tocador portátil de música iPod, integrado com sua loja de venda legal de música pela internet através do iTunes, um software dedicado para reprodução de áudio, vídeo, CDs e rádios online. O iPod conquistou o público por sua leveza, praticidade, modernidade e simplicidade.
- 2007: A Apple passou a comercializar telefones celulares, chamados de iPhone, com tecnologia de toque, batizada de multi-touch por aceitar toques simultâneos.
- 2008 - 2009: Lançou a versão de tecnologia 3G do aparelho o iPhone 3G e o iPhone 3gs (speed), com comando de voz e muito mais rápido que os modelos anteriores.
- 2010: Lançamento revolucionário o iPad que é um dispositivo em formato tablet, entre o iPhone e o iMac, O iPad possui Bluetooth, Wi-Fi 802.11, tela multi touch de 9,7 polegadas, acelerômetro, bússola, processador A5 de 1 GHz dual core, peso de 600 gramas, espessura de 8,8 mm, bateria com duração de 10 horas ou 1 mês em standby, vários aplicativos e memória interna de até 64 GB.
- 2010: O iPhone 4, novidade muito esperada pelo publico, possui o multitask (executar vários programas simultaneamente), câmera de 5 MP com flash e varias novidades como novos aplicativos.
Steve Jobs fazia anualmente palestras emblemáticas (Keynotes), nas MacWorlds, quando lançava suas tão esperadas idéias para a Apple. Ele foi um ser humano incrível, apaixonado por sua família e trabalho um gênio, responsável por revolucionar segmentos da indústria e colocar a tecnologia na palma da mão do consumidor.
O Diretor Executivo da Apple morreu em 5 de Outubro 2010, vitima de um câncer no pâncreas, que ele lutava desde 2004. Mensagem da Apple: "A Apple perdeu um visionário e gênio criativo e o mundo todo perdeu um ser humano incrível. Aqueles de nós que tivemos o privilégio de conhecer e trabalhar com Steve perdemos um amigo querido e um mentor inspirador. Steve deixa para trás uma empresa que só ele poderia ter construído e seu espírito será sempre a base da Apple”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário