RECIFE - PERNAMBUCO - BRASIL

19 de jul. de 2011

Elementos de Máquinas 05: Polias e Correias


A polia é uma peça mecânica cilíndrica muito comum em máquinas. Utilizada para transferir força e movimento entre dois eixos, através das correias que são acopladas nas polias. A polia é constituída de uma roda de material rígido que gira em torno de um eixo produzindo rotação.

Uma polia é constituída de uma coroa ou face, na qual se enrola a correia. A face é ligada a um cubo de roda mediante disco ou braços (superior a 200 mm). O tipo de polia é determinado pela superfície de contato com a correia.

Polia Plana: Pode ser plana que conserva melhor as correias ou abaulada que guia melhor a correia.

Polia Trapezoidal: Recebe este nome porque a superfície na qual a correia é colocada apresenta a forma de trapézio. As polias trapezoidais devem ter canaletes ou canais que são dimensionadas de acordo com o perfil padrão da correia a ser utilizada. Essas dimensões são obtidas a partir de consultas em tabelas.
Existem também as polias para cabos de aço, correntes, polias ou rodas de atrito, correias redondas e para correias dentadas.


Os materiais que se empregam para a construção das polias são ferro fundido, aços, ligas leves e materiais sintéticos. A superfície da polia não deve apresentar porosidade, para não desgastar rapidamente a correia.

As polias realizam trabalho equivalente ao de uma engrenagem, quando uma polia esta associada à outra de diâmetro igual ou diferente.
A Correia é uma cinta de material flexível, normalmente feita de camadas de lonas e borracha vulcanizada, que serve para transmitir a força e movimento de uma polia para outra. Os materiais empregados na fabricação são o couro, materiais fibrosos e sintéticos

As correias podem ser:

Correia Plana: Utilizada geralmente para transmitir força em maquinas grandes é o modelo mais simples de correias. Trabalham com grandes unidades de força e rotações (500 hp com 10.000 rpm). Necessitam de alinhamento preciso das polias para não ocorrer o desencaixe, pois não possui bordas de alinhamento ou centralizadores.

Correia Dentada: Modelo utilizado geralmente por motores de quatro tempos, onde não pode ter deslizamento é o caso do comando de válvulas, o deslizamento provoca a alteração na relação de sincronismo da relação. O sincronismo ocorre entre o pistão e as válvulas para que a explosão e a exaustão ocorram no tempo certo.

Correia Trapezoidal: Utilizada por motores que necessitam girar mais de duas polias, são construídas com material mais resistente devido o maior esforço. Trabalha com rotações entre 1.000 e 7.000 rpm e possui um formato que impede o desencaixe. Praticamente não apresenta deslizamento e pode ser instalada em polias próximas.
Transmissão: A força e o movimento são transmitidos pela correia da polia motora para a movida. Pode ser: Sentido direto de rotação, Sentido inverso de rotação (Correia Cruzada) e Rotação entre eixos não paralelos.
As polias também podem ser usadas para levantar cargas utilizando cordas no lugar das correias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário