RECIFE - PERNAMBUCO - BRASIL

15 de set. de 2010

Elementos de Máquinas 01: Mancal

Um mancal é um componente fixo e fechado, em geral de ferro ou de bronze, que tem a função de apoiar um eixo girante, deslizante ou oscilante.


Mancal é uma parte da estrutura mecânica destinada a apoiar ou segurar um eixo, que pode ser móvel ou fixo. Os mancais que seguram eixos móveis são dotados de partes móveis que ajudam a realizar sua tarefa, diminuindo o atrito entre o mancal e eixo girante:
  • Rolamento de esfera ou rolo (Mancal de Rolamento).
  • Camada de fluido que cria uma pequena camada entre o mancal e o eixo (Mancal Hidrodinâmico)
  • Campo magnético que permite que o eixo e o mancal não entre em contato (Mancal Magnético): A partir de dois elementos, um grudado no eixo e ou outro grudado no mancal, é criado um campo magnético de mesma polaridade, fazendo com que o eixo e o mancal sejam repelidos, permitindo desta forma que o eixo sempre fique afastado do mancal.
  • Munhão entre o eixo e o mancal vai ter um material menos resistênte que os dois elementos de modo que quando o eixo girar o munhão se desgaste e não o eixo ou o mancal (Mancal de Munhão): Usado muito no virabrequim de motores de combustão, onde os munhões são bronzinas ou casquilhas.
OBS: Uma guia é o apoio para um movimento de translação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário