RECIFE - PERNAMBUCO - BRASIL

28 de set. de 2010

Elementos de Maquinas 02: Mola

As molas são elementos de maquinas que tem a função de armazenar energia e absorver ou amortecer choques e vibrações. As molas tambem tem a capacidade de sofrer grandes deformações e voltar ao seu estado inicial.
Classificação:
  • Quanto à forma geométrica, as molas podem ser helicoidais (forma de hélice) ou planas.
  • Quanto ao esforço que suportam, as molas podem ser de tração, de compressão ou de torção.

As molas planas são feitas de material plano ou em fita. Podem ser simples, prato, feixe de molas e espiral.
O feixe de molas é feito de diversas peças planas de comprimento variável, moldadas de maneira que fiquem retas sob a ação de uma força.

A mola helicoidal é a mais usada em mecânica. Ela é feita de barra de aço enrolada em forma de hélice cilíndrica ou cônica. A barra de aço pode ter seção retangular, circular, quadrada, etc. As molas helicoidais podem funcionar por compressão, por tração ou por torção. 


A mola espiral tem a forma de espiral ou caracol. Em geral ela é feita de barra ou de lâmina com seção retangular. A mola espiral é enrolada de tal forma que todas as espiras ficam concêntricas e coplanares. Esse tipo de mola é muito usado em relógios e brinquedos.

Um comentário:

  1. Muito bom esse resumo pois adquire muito conhecimento pra todos até pra mim mesmo pois eu estou fazendo curso de mecânica e eu estou aprendendo, e é isso mesmo. Muito bom ...

    ResponderExcluir