RECIFE - PERNAMBUCO - BRASIL

15 de set de 2010

Referências do Pneu

P 235/75 R15

Tipo de pneu - O P é uma indicação que se trata de um pneu de veículo de passageiro, LT é usado para camionete.

Largura do pneu - A indicação 235 é a largura do pneu em milímetros (mm), medida de um flanco ao outro. Como essa medida é influenciada pela largura do aro, a medição se refere a um pneu montado no tamanho de aro certo.

Razão altura/largura ou perfil - Este é o número que informa qual a altura do pneu, desde o talão até ao topo da banda de rodagem. É descrito como porcentagem da largura do pneu. No exemplo, a altura/largura é 75, portanto a altura do pneu é 75% de sua largura, ou 176,25 mm (0,75 x 235 = 176,25 mm). Quanto menor for o perfil, mais largo será o pneu em relação à sua altura.

Fabricação dos pneus - A letra R indica que o pneu foi montado com construção radial. É o tipo mais comum de pneus. Os pneus mais antigos têm construção diagonal (D) ou diagonal-cintada (B) (de belted, em inglês). A quantidade de lonas que compõe o flanco do pneu e a banda de rodagem é indicada por uma outra nota.

Diâmetro do aro - Este número especifica, em polegadas, o diâmetro adequado para o pneu, um pneu de 15 polegadas deve ser usado em uma roda ou jante de 15 polegadas.

Cálculo do diâmetro do pneu:
 
Agora que sabemos o que significam os números, estamos em condições de calcular o diâmetro total do pneu. Por exemplo, pneu 235/75 R15. Multiplicamos a largura do pneu pelo perfil (em formato decimal) para obter sua altura:
Altura do pneu = 235 x 0,75 = 176,25 mm

Depois adicionamos duas vezes a altura ao diâmetro do aro (em milímetros): 2 x 176,3 mm + 381 mm = 733,6 mm

Este é o diâmetro sem suportar carga e que diminuirá no momento em que o pneu for carregado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário